Pular para o conteúdo

Melhoria contínua com o Ciclo PDCA de Deming

ciclo pdca de demming

Mudanças ocorrem o tempo todo. Ainda mais com a essa pandemia histórica. O Corona vírus nos força a fazer reflexões. Por outro lado, é uma oportunidade de renovação no mercado Mundial. Uma oportunidade de implementar melhorias contínuas através do ciclo PDCA de Deming, e é justamente sobre isso que venho falar hoje.

Melhoria contínua com o Ciclo PDCA de Deming

Seja como for, não podemos deixar de lado a nossa capacidade de desenvolvimento pessoal e profissional. Aqui no Brasil estamos num momento complexo. Além da pandemia, estamos, ao mesmo tempo, vivendo uma crise econômica e política.

Infelizmente a crise fez diversas empresas quebrarem. Por consequência, muitas pessoas ficaram desempregadas e é claro que essa revolução no mundo digital também influenciou bastante. Mas, sem sobra de dúvidas, as empresas desatualizadas foram as que sofreram mais. A maioria destas empresas que não estavam presentes na internet, ou seja, perderam oportunidades.

Hoje é simplesmente fundamental para qualquer negócio e vamos abordar isso aqui no blog constantemente.

Lembro que lá em 2007, na aula na teoria de administração, aprendi muito sobre diversos conceitos sistêmicos e fundamentos administrativos. Conceitos que os quais são extremamente necessários aplicá-los. Ainda mais, em nossos negócios diariamente.

É difícil interligar um assunto ao outro, mas já naquela época o pai da administração moderna Henri Fayol já havia previsto em 1916 tais revoluções. Sendo assim, é possível perceber que já é antiga essa necessidade e capacidade de criar, executar,  controlar e “melhorar“.

Ele deixou bem claro em sua definição  (administração clássica por Fayol) significa: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Um conceito de ciclo natural:

PLANEJAMENTO > EXECUÇÃO > CONTROLE

O planejamento e organização: a construção da ideia tomando uma forma sistêmica e concreta.  Isso significa que quando parte para a ação se torna a execução e quando se tem sucesso automaticamente temos que cuidar efetivamente desse controle.

Entretanto, em 1940 Deming nos trouxe uma visão ampla e eficaz. Quando logo depois da ação e controle ele nos mostrou que temos a necessidade de atualização.

A OPORTUNIDADE DE IMPLEMENTAR A MELHORÍA CONTÍNUA

Nesse ínterim, esse ciclo chamado de PDCA serve simplesmente qualquer negócio e em qualquer período. É o mais antigo, clássico e confiável e ainda muito utilizado pelas organizações. Também muito utilizado por pessoas em seus processos de aprendizado e projetos pessoais.

ciclo de melhoria contínuaAs tendências de mercado mudam frequentemente e de forma mais rápida e dinâmica. Resumidamente esse ciclo nos permite poder obter a capacidade de ainda permanecer no controle através da implementação da melhoria contínua com ciclo PDCA (Deming).

O ciclo de PDCA (Deming)

  • P Plan (Planeja)
  • D Do (Executa)
  • C Check (Verifica)
  • A Act (Implementa)
  • PLAN (Planeja): A organização, desenho sistêmico na elaboração do planejamento do projeto é primordial para no PDCA. Isto impede as possibilidades de visualizar antecipadamente as falhas que podem ocorrer no futuro disponibilizando mais tempo e economizando energia em retrabalhos.
  • DO (Executa): O famoso “tirar o projeto do papel” e transformar algo abstrato em concreto, é colocar o planejamento em prática.
  • CHECK (Verifica): Uma das partes fundamentais do PDCA, a possibilidade de identificação de possíveis erros, ou oportunidade de desdobramentos. Também é onde detectamos a melhoria a ser implementada. A  verificação pode ser feita em andamento conjunto a execução  e ao final para uma análise criteriosa do funcionamento sistêmico que possibilidade ajustes, acertos e melhorias.
  • ACT (Implementa): E por “último”, a implementação das ações corretivas ou de melhorias de forma que esteja em constante aperfeiçoamento.

Simplificando o assunto:

De modo geral, através deste ciclo conseguimos obter o melhor controle e previsão das adversidades. Conseguimos enxergar “POSSIBILIDADES E OPORTUNIDADES”.  Também conseguimos analisar no clássico o que há útil e os desdobramentos refletidos na evolução do hoje.

Bem, conseguimos ter uma noção de onde estamos, para onde estamos indo e principalmente onde podemos chegar.

Portanto, a dica de hoje é anotarmos tudo que acreditamos ter aprendido e o que estamos fazendo para melhorarmos.

De fato é ter consciência do que as ações atuais pode levar onde queremos chegar. Esse conceito é utilizado em todas as áreas. Principalmente na administração, engenharia, gerenciamento de projetos e também metodologias de estudos.

Aproveitem o conteúdo e tenham uma ótima semana!

Conheça mais também:

Abraços,

Gisele Quagliato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.